Clínica CEF - Ir para página inicial

análise grafológica

A grafologia é uma avaliação dos traços da personalidade com base na escrita. Trata-se de uma ciência de observação, que objetiva o estudo do caráter, do temperamento e da personalidade do indivíduo por meio da análise, em conjunto, da letra manuscrita, do traçado e da maneira de escrever.


A letra, segundo os estudos grafológicos, reflete o estado fisiológico, psicológico, emocional e estético do indivíduo, bem como os seus aspectos mais íntimos. Assim como não é possível encontrar duas pessoas idênticas em todas as suas características, não existem duas letras iguais.


A escrita nasce e se desenvolve no cérebro, assim, o ato de escrever é uma resposta inconsciente a impulsos cerebrais que estimulam músculos flexores e extensores do antebraço, ao contrair e esticar os dedos. Esses impulsos cerebrais inconscientes levam os traços da personalidade de cada um para a escrita.


Dentre outros aspectos, a grafologia permite a análise da inteligência, caráter, capacidade de relacionamento, força de vontade, capacidade de organização, honestidade, consciência moral, liderança, iniciativa, confiabilidade, autoimagem, comportamento exterior, humor, energia psíquica, intimidades, libido, atenção, cultura, sentimento, temperamento, raciocínio etc.